A Cia Imperial Lúdica, fundada em 1808 e refundada em 2012, tem como imperial missão a criação de jogos, a disseminação do lúdico e a distração da corte, bem como de seus súditos, livrando-os do tédio e da tristeza. (Rian Rezende, Fundador e Mestre Lúdico)
The Cia Imperial Ludica was founded in 1808 and re-founded in 2012. The Cia Imperial Ludica is focused in their mission to create, experiment and research games, while disseminating ludic ideas and engaging to wipe out the boredom and sadness of the court and its subjects.
Um breve resumo da sua longa história:
Dizem que nos momentos de grande luto e pesar, a afetar toda sorte das gentes, algumas almas mais espirituosas não são tomadas pela melancolia e de tudo fazem para dela distanciarem.
Sendo assim, em sua fuga de Napoleão, quando a família real veio ao Brasil e o elevou a Império, preocupado com o lúdico e em levantar o bom humor da seu povo, foi fundada uma companhia voltada para os jogos e a diversão!
Estabelecida pelos descendentes dos atuais mestres lúdicos, esse empreendimento obteve grande sucesso em sua época, entretanto, com o fim do império ela acabou fechando suas portas. Contudo, a partir de uma análise (ainda em andamento) de antigos relatos e documentos, os atuais mestres lúdicos redescobriram várias informações e tiveram o lampejo de refundar a antiga companhia! Surge então a Cia Imperial Lúdica! Sinal de novos tempos! E a volta do lúdico ao dia a dia!
Mestre Lúdico:
Rian Rezende é sociólogo, mestre em design, game designer e colaborador na Donsoft Entertainment. Pesquisador do LaDeH , do Ilustr&Narrativa e professor no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, integra as equipes do RPG Incorporais, do Coletivo Gamerama e da Academia Lúdica, sendo também fundador e Mestre Lúdico na Cia Imperial Lúdica. Sempre que pode, joga RPG, e quando não, cardgames, videogames, boardgames e tudo mais.